27 ANOS DE TRABALHO E DE GESTÃO COMPARTILHADA EM PROL DE SEUS ENTES CONSORCIADOS

O Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado/RS – CI/Centro foi fundado em 16 de dezembro de 1993, a partir de uma iniciativa, do então Prefeito de Cachoeira do Sul, Dr. Ivo Garske, o qual entendeu a importância da implementação de um consórcio regional de municípios, seguindo o exemplo que ele já conhecia do município de Penápolis, no Estado de São Paulo. Inicialmente, o Consórcio foi composto por 15 municípios. Nesta data, na cidade de Tupanciretã, foi elaborado e aprovado 1º Estatuto da entidade e, na oportunidade, também foi escolhido o Dr. Ivo Garske, como 1º Presidente da Instituição. O Consórcio começou como uma Associação Privada, e, somente em 2009, após um momento de dificuldade financeira e também devido a necessidade de adequação de suas atividades às normas legais, o Consórcio passou a ser uma instituição pública, nos termos da Lei Federal nº 11.107/2005.

Na fase em que o Consórcio era privado, o foco de atuação era somente na área da saúde, já na modalidade pública a entidade passou a ser multissetorial, atendendo as demandas de outras áreas, visando o interesse comum de seus consorciados e das múltiplas políticas públicas.

Atualmente, o Consórcio tem procurado realizar uma gestão compartilhada, principalmente, no que se refere a contratação de empresas especializadas em serviços para saúde e nas licitações compartilhadas para os municípios consorciados. Gerando vantagens aos seus consorciados, especialmente, em relação a economicidade, proporcionando percentuais significativos para compras e serviços.

Na atualidade, em função das ações globalizadas que norteiam as atividades econômicas de forma global, os consórcios públicos reunidos entes municipais passam a ser cada dia mais importantes, eis que, em face da chamada economia de escala, conseguem realizar compras e contratações muito favoráveis aos interesses dos municípios consorciados, trazendo-lhes maior eficiência e eficácia, onde se consegue fazer mais ações com menos recursos, contemplando maior número de demandas coletivas.

Hoje, comemoramos os avanços, as conquistas e os aprendizados ao longo desses 27 anos da entidade, no qual o Consórcio passou a ser uma peça fundamental no dia a dia dos 32 municípios consorciados, principalmente, por ser um importante instrumento de gestão compartilhada. É o agir local, com efeito global...