O CIRC iniciou suas atividades como uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos que buscou novas alternativas de gestão para o Sistema Único de Saúde. A partir de 2009, o Consórcio migrou para uma Associação Pública de Direito Público, denominada Consórcio Intermunicipal Centro do Estado/RS, tornando-se uma ótima ferramenta de auxílio às administrações municipais na resolução de seus problemas diários, bem como na criação de projetos e captação de recursos em todas as áreas da gestão.

O Consórcio seguiu prestando serviços na área da saúde, fazendo os agendamentos, organizando, assim, o fluxo de atendimento na média e alta complexidade. Dessa forma, a entidade realiza chamamento público, criando um cadastro de empresas que prestarão serviços aos munícipes da área de abrangência do Consórcio.

O novo modelo do Consórcio é aberto em Câmaras Setoriais, como Câmara Setorial da Saúde, composta por todos os secretários de saúde que elegeram uma área técnica composta por onze secretários, os quais definiram as metas a serem alcançadas, bem como farão o seu acompanhamento. Também, por indicação dos Prefeitos Municipais, serão criadas outras Câmaras Setoriais, tais como Meio Ambiente, Turismo, Transporte, etc. No setor das licitações, tem por finalidade a compra de bens e serviços compartilhados com os municípios consorciados, gerando uma maior economia financeira e de tempo de serviço.