CIRC promove reunião para discutir coleta seletiva

Nos dias 4 e 5 de abril, foi realizada a reunião do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Rio Grande do Sul (CIRC), em Santa Maria/RS. O encontro teve como objetivo discutir a coleta seletiva e a inclusão de catadores, além dos aspectos jurídicos e gestão comercial. Estiveram presentes os procuradores, equipes jurídicas das prefeituras, gestores municipais responsáveis pelo tema da coleta seletiva, gestores de assistência social, gestores dos SAEs e secretários de planejamento e finanças. A equipe da Caixa Econômica Federal, responsável pelo projeto, e de Consultoria lideraram a reunião.

A abertura da reunião foi marcada por uma apresentação detalhada da consultoria responsável pelo projeto e da Caixa Econômica Federal, destacando a relevância e o alcance das iniciativas em andamento.

Durante as discussões, foram abordadas diversas questões pertinentes, como a atual situação das associações de catadores, os desafios e estratégias para inclusão dos catadores informais, além de aspectos práticos da coleta seletiva e da gestão dos resíduos sólidos nos municípios participantes.

Destacou-se também a importância da centralização da contratação da futura concessionária, visando otimizar os recursos e garantir a eficiência na prestação dos serviços, além de promover uma maior integração entre os municípios envolvidos. Outra pauta apresentada foi o papel da agência reguladora e as opções que o CIRC tem de selecionar agência no estado do Rio Grande do Sul.

No encerramento da reunião, foram apresentadas as próximas etapas do projeto, incluindo discussões sobre as agências reguladoras, a cobrança de tarifas e a análise de atratividade para investimentos futuros. Os participantes reafirmaram seu compromisso com o sucesso do projeto e concordaram em seguir com a alternativa selecionada para a gestão da coleta seletiva, demonstrando uma visão compartilhada e um engajamento efetivo na busca por soluções sustentáveis para a região.