Medicamentos 2020: o desafio de licitar em meio à pandemia

O ano de 2020 está sendo atípico para todos os setores da economia mundial, principalmente, no que se refere a saúde pública, setor mais afetado pela pandemia do Covid-19. Os gestores sofrem com a escassez de produtos de saúde, com a alta dos preços e com as incertezas de uma pandemia nebulosa.

Os municípios, que em outros tempos já padeciam para manter as suas farmácias abastecidas, hoje, angustiam-se com a indefinição do mercado farmacêutico. Apesar do cenário indefinido, o Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado/RS – CI/Centro traz boas notícias aos municípios participantes da licitação compartilhada de medicamentos 2020, uma vez que o Consórcio conseguiu licitar praticamente todos os medicamentos que são da farmácia básica.

O Consórcio teve que realizar dois processos licitatórios, o primeiro contou com a participação de 28 empresas, entre distribuidoras e laboratórios fabricantes, sendo que 24 delas foram declaradas vencedoras para itens. A licitação foi homologada em R$ 13.249.899,07, contemplando pouco mais de 40% dos 724 itens licitados. Com isso, foi necessário realizar um segundo processo para repetir alguns itens da farmácia básica que não haviam sido contemplados. O segundo processo teve a participação de 27 empresas, sendo 18 delas vencedoras. A licitação foi homologada no dia 09 de setembro somando o valor total de R$ 12.516.729,97, sendo que 84% do processo obteve resultado positivo. A soma das duas licitações totaliza o valor de R$ 25.766.629,04, em medicamentos para os 22 municípios participantes (Agudo, Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Paraíso do Sul, Quevedos, Restinga Sêca, Santiago, São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins e Toropi), os quais terão acesso a aproximadamente 430 itens.

A licitação compartilhada de medicamentos é um mecanismo que tem como um de seus objetivos a economicidade, visto que se licita em grande quantia, além de diminuir custos aos municípios. Com isso, percebe-se a importância do Consórcio enquanto mediador na execução de processos compartilhados.

Imagem: Reprodução da Internet.