UM PANORAMA DAS LICITAÇÕES COMPARTILHADAS EM 2021

As licitações compartilhadas têm sido um importante instrumento aos municípios, garantindo melhores preços, agilidade e eficiência, devido ao volume de itens licitados e ao quantitativo unitário. Além disso, elas têm ganhado bastante destaque nos últimos anos dentre as atividades do Consórcio Intermunicipal da Região Centro do Estado/RS - CI/Centro. Em 2018, quando foram retomadas, o Consórcio licitou mais de 500 itens de Medicamentos para 20 dos 32 municípios consorciados. Estamos num crescente número de processos e de municípios participantes, como, por exemplo, o último pregão de Medicamentos, realizado em 2021, que teve 756 itens licitados para 28 dos 32 municípios.

Ainda, nesse ano, além dos Medicamentos, foram licitados Pneus, Câmaras e Protetores, sendo uma licitação com mais de 100 itens e para 13 municípios, e foi lançado o Pregão para aquisição parcelada de Fraldas Descartáveis, Tiras Reagentes de Glicose e Lancetas. Não só isso como também foram realizadas algumas licitações que eram demandas do CIRC, a exemplo, empresa para gestão e organização documental, aquisição de material permanente, software de Gestão em Saúde para gerenciamentos dos dados entre o Consórcio, os municípios e os prestadores de serviço, além do software de Gestão Pública para atender as demandas da contabilidade, folha de pagamento, compras e licitações, patrimônio e transparência pública da entidade.

Cabe destacar que dentre as licitações compartilhadas realizadas em 2021, a de Pneus, Câmaras e Protetores gerou uma economia de R$ 1.396.357,32 – 19,70% -, sendo que dos 106 itens licitados, 99 foram homologados, acarretando num total homologado de R$ 5.852.565,51. Já a primeira licitação de Medicamento a economia foi de R$ 56.769.348,86 – 57,68% -, totalizando o valor final da licitação de R$ 41.650.242,56, para 631 itens homologados. Na segunda licitação, na qual foram repetidos os itens frustrados e desertos do primeiro certame, a economia de R$ 1.221.033,08 (18,30%), sendo homologado um valor total de R$ 5.450.712,98, para 54 itens dos 122 licitados.

Para 2022, além das licitações já realizadas, serão agregadas ao rol das licitações compartilhadas do Consórcio, na modalidade de Pregão Eletrônico - Registro de Preços para Tubos de Concretos, Materiais Ambulatoriais e Odontológicos, e uma possível licitação de Materiais Eletrônicos, como notebooks, chromebooks e tablets.